terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mundo animal: Patos

                              Patos
                            
 São aves geralmente menores que os anserídeos (gansos e cisnes) e podem ser encontrados tanto em água doce como salgada. Os patos alimentam-se de vegetação aquática, moluscos e pequenos invertebrados e algumas espécies são aves.
Eles  pertencem a família Anseridae na qual estão inseridas as sub-famílias Dendrocygninae, Anatinae, Merginae ou Oxyurinae originária da América do Sul.

Os machos se diferenciam das fêmeas principalmente pela diferença dos sons emitidos pelos animais (o macho emite um som que se assemelha a de um assopro, enquanto a fêmea emite um som semelhante a algo como [fi'fi]) e por possuirem carúnculas  ("verrugas vermelhas") na cabeça e ao redor dos olhos. Os patos são utilizados pelo homem na alimentação, vestuário (as penas) e de entretenimento (caça).

Algumas pessoas caçam essas espécies(selvagens), fazendo com que a cada dia, se tornem menos numerosas, correndo risco de extinção, exceto as espécies criadas para corte (abate).

O pato é um dos poucos animais da natureza que anda, nada e voa com razoável competência. É o único animal que consegue dormir com metade do cérebro e manter a outra em alerta. É dotado de perfeito senso de direção e comunidade.

Algumas espécies:

      * Pato-do-Labrador (extinto)
     * Patolino (Anas platyrhynchos)
     * Pato-ferrão (Plectropterus gambensis)
     * Pato-de-rabo-alçado-americano (Oxyura jamaicensis)
     * Pato-corredor (Neochen jubata): considerado extinto no estado de São Paulo
     * Pato do bico fino - espécie da Amazônia onde seu bico procura insetos nas matas



Nenhum comentário:

Postar um comentário